quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CADA VEZ MENOS ENERGIA AO LONGO DA CADEIA


                  Os produtores são o primeiro elo na transferência de alimento para os demais componentes da cadeia. Com o alimento também está sendo transferida energia química. Em meio a esta transferência nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que vai sendo transferida de um nível trófico para outro.
                  Essa diminuição acontece porque grande parte das substâncias, é consumida na respiração de seres vivos, que fornece a energia para mantê-los vivos. Além disso, parte da matéria - e portanto da energia - existente nas plantas é perdida pela morte ou por excreção, contendo assim uma pequena parte das substâncias a oferecer para o consumidor secundário, e assim sucessivamente.
                  Desta maneira, por exemplo, são necessários muitas plantas para alimentar um único caramujo durante sua vida; são precisos muitos caramujos para nutrir um só peixe carnívoro; e vários peixes carnívoros para uma só ave da margem.





Fonte: Biologia (César e Sezar). Unidade 3: Ecologia. Cap. 18: Energia e Matéria nos Ecossistemas. Pg. 328. (Adaptado por Tiago Alves Soares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário