quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

OS CICLOS DA MATÉRIA

           Na Natureza, átomos como os de nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio não são criados, destruídos ou transformados, mas sim reciclados. Ao contrário da energia que flui num único sentido, os nutrientes têm movimento cíclico no ecossistema. Falamos assim, em CICLOS DA MATÉRIA.
           Nos ciclos da matéria, a atividade dos decompositores é fundamental: eles degradam os restos de animais e vegetais, e devolvem ao solo, à água e ao ar os materiais que constituem esses restos e que poderão ser utilizados novamente.
           Veja a seguir os CICLOS da ÁGUA, do CARBONO, do NITROGÊNIO  e do FÓSFORO.

O CICLO DA ÁGUA

 
               A energia solar atua neste ciclo por fazer com que a água de mares, rios e lagoas evapore constantemente. O vapor de água que fica na atmosfera se condensa na forma de nuvem e volta à superfície sob a forma de chuva, neve ou granizo, repondo o volume hídrico de rios, lagoas e oceanos.
               O seres vivos, devido ao seu metabolismo que dependem totalmente da água para sobreviver, intervêm no ciclo.Os animais, inclusive o ser humano, ingerem água diretamente ou a obtêm do seu alimento. Parte dessa água é devolvida ao ciclo pela transpiração, pela urina e pelas fezes. Além disso, a respiração de todos os seres vivos produz como subproduto água, que acaba voltando ao ciclo.

O CICLO DO CARBONO


              Todas as moléculas orgânicas dos seres vivos - carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucléicos - têm átomos de carbono em sua composição. Os tecidos dos animais são constantemente reciclados. O aspecto geral de nosso corpo não muda de um ano para outro; apesar disso, nossa matéria viva está o tempo todo sendo degradada e substituída, molécula por molécula, por substâncias provenientes de nosso alimento. Calcula-se em média que a cada quatro anos haja uma reciclagem total da matéria que compõe nosso corpo. Isso mostra que participamos de forma intensa dos ciclos da matéria.
              Na atmosfera, o gás carbônico é absorvido pelas plantas, que fazem fotossíntese e produzem alimento orgânico. Por meio das cadeias alimentares, o carbono "orgânico" é incorporado pelos herbívoros, e deles transferidos aos consumidores da comunidade. Todos esses organismos ao respirar devolvem gás carbônico para o ar ou para a água. Os decompositores, que degradam os resíduos e os cadáveres de animais e vegetais, também fabricam gás carbônico, que volta ao ciclo.

O CICLO DO NITROGÊNIO


               O nitrogênio é um elemento presente nas moléculas de aminoácidos, unidades das proteínas, e nas bases nitrogenadas, componentes dos ácidos nucléicos. Portanto, esse elemento está associado aos seres vivos.
               O ar atmosférico tem 78% de nitrogênio molecular na sua composição. Porém, são poucas espécies de microrganismos que conseguem retirar o nitrogênio do ar e incorporá-lo às suas moléculas, e transformá-lo em substâncias utilizáveis pelos seres vivos e o devolverem à atmosfera. Sem esses microrganismos, a vida não seria possível.
               As bactérias são de fundamental importância para que ocorra esse ciclo. Veja abaixo os microrganismos que participam nele e sua função:
  • Bactérias Fixadoras: transformam o nitrogênio do ar (N2) em amônia (NH3).
  • Bactérias Decompositoras: transformam os resíduos nitrogenados orgânicos em nitratos (NO3).
  • Bactérias Nitrificantes: transformam a amônia em nitritos (NO2) e posteriormente em nitratos(NO3) [Bactéria Nitrosomonas e Bactéria Nitrobacter, respectivamente].
  • Bactérias Desnitrificantes: transformam amônia e nitratos em nitrogênio molecular, devolvendo-o à atmosfera.
 O CICLO DO FÓSFORO


               O fósforo, um dos elementos que circulam nos ecossistemas, é de imensa importância para a vida. Faz parte dos ácidos nucléicos, do ATP, do fosfolipídios, e constroe um componente mineral dos ossos e dentes dos animais.
                Em sua forma inorgânica, o fósforo está presente na natureza principalmente como íon fosfato. As plantas absorvem esse íon e o utilizam para suas sínteses. Pela cadeia alimentar, compostos orgânicos com fósforo são transferidos para os consumidores. Por fim, os decompositores devolvem o fosfato ao ambiente quando degradam substâncias provenientes da excreção ou da morte tanto de produtores como de consumidores.
                Ganho: Por meio do intemperismo (decomposição das rochas).
                Perda: Por meio da água, que leva o fosfato para os ecossistemas aquáticos, onde se sedimentam e tornam a fazer parte de rochas em formação.

Fonte: Biologia (César e Sezar). Unidade 3: Ecologia. Cap. 18: Energia e Matéria nos Ecossistemas. Pg. 332-341. (Adaptado por Tiago Alves Soares).

Um comentário: