quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AS PIRÂMIDES ECOLÓGICAS


                 As PIRÂMIDES ECOLÓGICAS é uma das maneiras de representar o fluxo de energia num ecossistema. Estão subdivididas eme três modos:

  • Pirâmide de números: Indica a quantidade de organismos numa cadeia alimentar. Uma pirâmide de números tem o inconveniente de igualar os organismos, sem levar em conta seu tamanho e sem representar adequadamente a quantidade de matéria orgânica existentes nos diversos níveis.

Na cadeia ao lado vemos que 5 000 plantinhas são necessárias  para alimentar 500 gafanhotos, que por sua vez alimentam uma única ave.




  • Pirâmide de Biomassa: É construída pela avaliação das biomassas (conjunto de substâncias orgânicas) nos vários níveis tróficos de uma cadeia. O inconveniente da pirâmide de biomassa é porque ela não leva em conta o fator tempo; apenas representa a massa biológica num dado instante, não acusando, portanto, a velocidade com que a matéria orgânica é produzida. 

No esquema ao lado, você percebe que , no momento da medição, a biomassa de fitoplâncton é bem menor do que a de zooplâncton, devido a taxa de reprodução do fitoplâncton é muito mais elevada que a do zooplâncton, e a velocidade de consumo do fitoplâncton pelo zooplâncton é muito grande.



  • Pirâmide de Energia: Essas pirâmides nunca são invertidas: elas mostram sempre, de forma clara, o princípio da perda de energia a cada nível trófico. Um dos inconvenientes de qualquer tipo de pirâmide é o fato de não estarem retratados nelas os decompositores, que são uma parcela importante do ecossistema.

Fonte: Biologia (César e Sezar). Unidade 3: Ecologia. Cap. 18: Energia e Matéria nos Ecossistemas. Pg. 330, 331. (Adaptado por Tiago Alves Soares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário